Quem conta um conto acrescenta um sorriso

Ano letivo 2018/2019

Um projeto de promoção da leitura, da responsabilidade da educadora Cristina Lares, que envolveu todas as turmas da Educação Pré-escolar (8), num total de 176 crianças. Quinzenalmente, as turmas da Escola Básica Nuno Álvares (EBNA) e do Jardim de Infância Angelina Sousa Mendes (JIASM), dirigiam-se à biblioteca  da EBNA onde assistiam à apresentação de histórias. As crianças eram envolvidas no reconto das mesmas, interagindo com a educadora. A partir das histórias, eram trabalhados conteúdos das diferentes áreas de conteúdo.

Foi entregue às crianças um cartão de Superleitor com o objetivo de as incentivar a requisitar livros na biblioteca escolar.

O ponto 

de Peter H. Reynolds


A primeira história apresentada foi O ponto, da autoria de Peter H. Reynolds. Após o reconto desta história, as crianças elaboraram trabalhos de expressão plástica, utilizando diversos pontos.

A Mimi vai à praia

 de Valerie Thomas


Alusiva ao Dia das Bruxas, a segunda história apresentada, em outubro de 2018, foi A Mimi vai à praia, com recurso a diversos adereços do mundo das bruxas.

Pequeno azul e pequeno amarelo

de Leo Lionni

Aliando a literatura infantil e as ciências experimentais, as crianças puderam constatar que juntando cores primárias, como o azul e o amarelo, se obtém uma cor secundária - o verde. Foram utilizados corantes alimentares para a realização das experiências. 

A vaca que subiu a uma árvore

de Gemma Merino

A Tina não é como as outras vacas. Adora explorar e descobrir coisas novas e sonhar. Será que ela consegue provar às irmãs que há mais vida do que ruminar na relva?

Profundo e divertido, o livro perfeito para quem gosta de experimentar coisas novas. E, também, para quem está a precisar de um empurrãozinho para sair de casa.

Monstro Rosa

de Olga de Dios

Um conto para entender a diversidade como elemento enriquecedor da nossa sociedade. Monstro Rosa é um grito de liberdade.

Não abras este livro

de Andy Lee

As ilustrações fortes e vibrantes captam a atenção dos leitores desde a primeira página.
Não Abras Este Livro - uma personagem cheia de humor implora aos leitores que não virem a página. Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades.

Papá, por favor, apanha-me a lua

de Eric Carle

Antes de ir para a cama, a Mónica olhou pela janela e viu a lua. "Quem me dera brincar com a lua!", pensou ela.

Na impossibilidade de a alcançar, o pai tudo tenta para satisfazer o desejo da sua filha. Com uma ilustração excecional, as crianças são cativadas do princípio ao fim da história.

Abre com muito cuidado

de Nicola O'Byrne

Este é um livro divertido, surpreendente e que "agarra" as crianças à história.

O que aconteceu a este livro?
Estará algo perigoso lá dentro?
Queres descobrir?
Queres mesmo?
Então vamos virar as páginas com muito, muito cuidado...
Estás preparado? Eu desafio-te a olhares lá para dentro! Num cenário nada previsível, os leitores são surpreendidos por um crocodilo que teima em não sair da história.

Octocuecas

de Suzy Senior


As cuecas perfeitas são difíceis de encontrar, sobretudo para alguém como o Polvo. Mas não haveria de ser impossível... afinal, todos os peixes no mar pareciam  ter umas, menos ele. Ainda assim, seria mesmo de umas octocuecas, aquilo de que o polvo precisava? Porque não mergulhar nesta história para descobrir? Uma história hilariante, repleta de rimas e roupa interior subaquática!

Um dragão em brasa

de Robert Starling

Fred é um dragāo muito simpático, mas nāo gosta de ser contrariado. O pequeno dragão fica furioso e não consegue controlar a "raiva". Com o desenvolver da história, percebe que o seu comportamento está a afastá-lo dos amigos. Procura ajuda nas palavras sábias da māe e percebe que todos têm momentos de "raiva", mas que é possível encontrar formas para a controlar. 
Fred começa a respirar fundo e conta até 10.
E nāo é que resultou?! Agora, em vez de queimar tudo com as suas labaredas, aprendeu a aquecer o ar para uns fantásticos passeios de balāo com os pais e amigos.
Quem também apareceu foi o primo Drax. 

O crocodilo que não gostava de água

de Gemma Merino

Da mesma autora de A vaca que subiu a uma árvore, este livro aborda de forma leve e divertida a importância de ver além das aparências e da importância das diferentes competências/inteligências de cada ser. 
Neste caso, a personagem principal, crocodilo, embora tivesse uma aparência muito semelhante a outras personagens, nāo gostava de água. Era um dragāo.
No final, crocodilos e dragāo mantêm uma interessante amizade usufruindo das diferentes competências para um bem comum "A amizade".

10 patinhos de borracha

de Eric Carle

10 Patinhos de borracha, de Eric Carle. Um livro colorido que foi explorado com sons, luzes, uma cançāo e um jogo sensorial. Foi realizada uma abordagem transdisciplinar entre o conhecimento do mundo, matemática e expressāo e comunicaçāo. 

Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora