2.º Ciclo - Leitura com Ciência /Leitura Literária

Dia Mundial do Livro

Ler em qualquer lugar








No dia 23 de abril de 2021, no âmbito do Projeto de Leitura da disciplina de Português, os alunos leram excertos de obras, selecionadas por eles, em diferentes espaços da escola. Celebrou-se, desta forma, o Dia Mundial do Livro.

Concurso de Ortografia







A biblioteca escolar, com o apoio da Fundação lapa do Lobo, dinamizou o Concurso de Ortografia. Na fase turma, realizada em novembro de 2020, participaram todos os alunos do 2.º Ciclo. Na fase escolar, realizada em abril de 2021, participaram os dois alunos com melhor classificação de cada turma.

Na fase agrupamento, que decorreu na última semana de maio, participaram os cincos melhores classificados de cada escalão. Foram apurados os três melhores classificados de cada escalão. Estes alunos receberão um prémio oferecido pela Fundação Lapa do Lobo.

Semana da Leitura 2021

Partilha de Leituras

Este ano, devido ao ensino não presencial, a Semana da Leitura 2021 foi assinalada de forma diferente, mas muito participada. Foram muitos os pais/familiares que estiveram presentes em sessões síncronas, partilhando leituras. Foram também gravados vídeos, pelas famílias, em que os alunos leem pequenos textos. Estes foram publicados no Clube de Leitura Virtual, na rede social Facebook.  

Semana da Leitura 2021

Leituras no Sofá

De 8 a 12 de março, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal fez jus à frase de Sophia de Mello Breyner "O livro é uma festa"! Alunos, famílias, professores e pessoal não docente festejaram o prazer de ler! Encerrámos esta semana com um momento de partilha de leituras, intitulado "Leituras no sofá". Foi um momento literário muito rico, muito participado, animado com momentos musicais. Participaram alunos e familiares de todos os níveis de ensino, nomeadamente do 2.º Ciclo.

Workshop de marcadores de livros

direitos humanos

Na semana de 16 a 20 de novembro de 2020, a professora Carla Neves, representante do agrupamento na CPCJ, realizou workshops de marcadores de livros, alusivos aos direitos humanos, com todas as turmas do 2.º Ciclo.

No dia 10 de dezembro, os marcadores foram expostos nas bibliotecas escolares.


Educação para os direitos humanos


ARISTIDES DE SOUSA MENDES - um herói

  • No 2.º Ciclo, no âmbito da temática "Direitos Humanos" e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, nas aulas de Cidadania, os alunos do 5.ºA (16) leram e analisaram a obra Aristides, o semeador de estrelas, da autoria de Ana Cristina Luz, em outubro de 2018. Na aula de Português procederam à elaboração de um guião para a elaboração de um spot áudio sobre Aristides de Sousa Mendes. A Equipa da Biblioteca Escolar procedeu à gravação do spot, com recurso às ferramenta da web "Audacity", na qual participaram os alunos da referida turma. O spot foi enviado para o "Concurso Rádio Miúdos - Põe a tua terra nos píncaros 2", tendo sido um dos vencedoreres.
  • Como prémio, os alunos participaram numa oficina e num emissão de rádio, no dia 8 de março.
  • No dia 2 de julho, participaram num evento nacional, na Fundação Calouste Gulbenkian,  que envolveu todas as escolas vencedoras.
  • Para a realização das atividades, contou-se com o apoio da Câmara Municipal.

O pequeno trevo, de Ana Cristina Luz

Uma história inclusiva

No âmbito da Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência e da temática "Direitos Humanos", no dia 7 de dezembro de 2018, 16 alunos do 5.º ano apresentaram, na biblioteca escolar da Escola Básica de Carregal do Sal, a obra  O pequeno trevo, uma história inclusiva. Após a apresentação da história, interpretaram a canção Somos iguais diferentes, envolvendo o público na interpretação da mesma.  Nas aulas de Cidadania, os alunos criaram frases alusivas à inclusão que foram expostas nas várias escadas da escola.

 DIREITOS HUMANOS


Em dezembro de 2018,       com o intuito de assinalar os 70 anos da    Declaração Universal dos Direitos Humanos os alunos do 2.º Ciclo (145) visualizaram um pequeno filme sobre os direitos humanos (.https://www.youtube.com/watch?v=PjP-ogscs4c), na biblioteca escolar. Seguiu-se um breve debate sobre a temática e a leitura e análise dos 30 direitos da declaração. Seguidamente, criaram marcadores de livros com frases alusivas aos direitos humanos, os quais foram expostos na biblioteca escolar, na semana de 10 a 14 de dezembro.

X Concurso Concelhio de Prosa, Poesia e Ilustração

No âmbito das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, durante o mês de novembro de 2018,  as bibliotecas escolares e a biblioteca municipal, com o apoio da Fundação Lapa do Lobo, dinamizaram o X Concurso Concelhio de Prosa, Poesia e Ilustração, subordinado ao tema "Direitos Humanos - Ajudar - é preciso!". Verificou-se uma boa adesão dos alunos do 2.º ciclo, sobretudo nas modalidades de prosa e poesia.

Apresentação da obra O gatinho cor-de-rosa

No dia 5 de dezembro de 2018, realizou-se, no anfiteatro da escola sede, uma sessão de apresentação da obra O gatinho cor-de-rosa, cujo texto é da autoria da professora bibliotecária e a ilustração é da autoria de uma docente da Equipa UNESCO. A história foi apresentada por uma técnica da Biblioteca Municipal. A edição da obra foi assegurada pelo agrupamento e o lucro da venda dos livros reverteu para a Associação Pais-em-Rede, uma associação que apoia a inclusão de pessoas com deficiência.

No 2.º período de 2018/2019, a obra foi apresentada por 5 elementos da Associação de Estudantes aos alunos dos 1.º e 2.º anos da Escola Básica Nuno Álvares (95). A apresentação desta obra estava prevista por alunos do 2.º Ciclo. No entanto, como a Associação de Estudantes se disponibilizou para esta tarefa, a equipa do projeto aceitou de bom grado o apoio desta associação.

Educação para a saúde


Em outubro de 2018, no âmbito da temática "Educação para a saúde" e do Dia Mundial da Alimentação, todas as turmas do 2.º Ciclo (145 alunos) apresentaram na biblioteca escolar textos em prosa e em verso relacionados com a alimentação. Foram dinamizadas 8 sessões e em cada uma delas participaram duas turmas (1 do 5.º ano e outra do 6.º). 

No final de janeiro de 2019, na biblioteca escolar, a professora de Português do 5.º B e a professora bibliotecária apresentaram a obra O dia em que a barriga rebentou, de José Fanha, uma vez que o projeto que esta turma estava a desenvolver no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) tinha como tema "A Alimentação Saudável". 

Na aula de Português, os alunos refletiram sobre a mensagem da obra e foram desafiados a recolherem, com a ajuda dos familiares, receitas saudáveis, com as quais se previa elaborar  um ebooK no ano letivo 2019/2020. Contudo, não foi possível.

A menina que não gostava de sopa

de Cidália Fernandes 

Através de um trabalho colaborativo que envolveu a Biblioteca Escolar e as docentes de Educação Especial e de Português da turma C, do quinto ano, foi trabalhada a obra A menina que não gostava de fruta, durante o mês de maio de 2021. A obra foi selecionada pela Biblioteca Escolar do seu fundo documental. Na aula de Português, foi lida e analisada. Seguidamente, foram distribuídas quadras pelos alunos da turma, relativas ao narrador e às personagens. Os alunos que desempenhavam o papel das personagens (frutos) memorizaram as suas quadras. A professora de Educação Especial ajudou os dois alunos com necessidades específicas a memorizarem as suas quadras.Por fim, procedeu-se à dramatização da obra, na biblioteca escolar. Foram criados frutos em evaland, pela Equipa da Biblioteca Escolar. O assistente operacional responsável pelo setor da Informática, procedeu à gravação da dramatização.

Sessão informativa sobre Alimentação Saudável e Prevenção da Diabetes


Durante o mês de novembro de 2019, todas as turmas do 2.º Ciclo (164 alunos) participaram numa sessão informativa sobre Alimentação Saudável e Prevenção da Diabetes, dinamizada por uma enfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade. 

Os alunos foram organizados em grupos e participaram ativamente na sessão.

Educação ambiental

Atividade em destaque no ano letivo 2018/2019


No âmbito da temática "Educação Ambiental", a turma C do 6.º ano, nas aulas de Português criou o poema "Natureza-Beleza" o qual foi enviado para o concurso "Histórias da Ajudaris", tendo sido selecionado. No dia 19 de janeiro de 2019, os alunos apresentaram o poema na Festa de Lançamento do Livro "Histórias da Ajudaris 2018", a qual decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

De 21 a 25 de janeiro os alunos venderam e autografaram o livro que continha o seu poema.

No final de janeiro de 2019, na biblioteca escolar, a professora de Português do 5.º C e a professora bibliotecária apresentaram a obra O dia em que a mata ardeu, de José Fanha, uma vez que o projeto que esta turma estava a desenvolver no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) tinha como tema "Proteção da Floresta".

Na aula de Português, os alunos refletiram sobre a mensagem da obra e foram desafiados a escreverem um poema ou uma frase, apelando à proteção da floresta. Estes poemas e/ou frases foram registados em "babetes" que os alunos elaboraram nas aulas de Educação Visual e que foram colocados nas árvores da escola, no dia 21 de março de 2019, Dia Mundial da Árvore.

A turma referida escreveu uma carta ao presidente da câmara municipal, solicitando a oferta de árvores a todos os alunos do 2.º ciclo. No dia 21 de março de 2019, as árvores foram entregues pelo vice-presidente da câmara e pelo coordenador de estabelecimento aos alunos. As árvores (pinheiros-mansos e carvalhos) foram colocadas em saquinhos de papel que continham uma mensagem para os encarregados de educação, apelando à sua colaboração na reflorestação das áreas do concelho afetadas pelos incêndios.

Escreveu também um email ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal solicitando a realização de uma palestra sobre prevenção de incêndios florestais. Assim, no dia 13 de maio de 2019, o comandante, acompanhado de dois bombeiros e de dois alunos da Escola Secundária do curso profissional de Proteção Civil, dinamizaram a referida palestra, numa aula de Cidadania e Desenvolvimento.

Educação para a cidadania

Miúdos a votos

Embora não estivesse previsto no projeto, a equipa decidiu incluir no mesmo a ação "Miúdos a votos", na qual participaram todas as turmas do quinto ano (70 alunos). 

Numa primeira fase, os alunos candidataram o seu livro preferido, preenchendo um formulário online.

Após a divulgação dos livros candidatos, os alunos organizaram-se em grupos e escolheram o livro que iriam divulgar durante a campanha eleitoral. Na biblioteca escolar, no âmbito da disciplina de Português e de Educação Visual, elaboraram cartazes que afixaram nos vários espaços das escolas.

No dia 12 de março de 2019, os alunos da Escola Básica Nuno Álvares desfilaram com os cartazes, na sala de convívio e no espaço exterior, apelando ao voto no seu livro preferido. Os alunos do 2.º Ciclo da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes criaram um podcast sobre o seu livro preferido, Ulisses, de Maria Alberta Menéres.

No dia 15 de março, decorreu o ato eleitoral, na biblioteca escolar. Para além da professora responsável, fizeram parte da mesa alunos do 5.º ano. A votação foi muito participada, tendo votado a maioria dos alunos do 2.º ciclo.

Na Escola Básica de Carregal do Sal, o livro mais votado foi O diário de um banana 12. Na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, verificou-se um empate entre os livros Ulisses e A fada Oriana.


À semelhança dos anos anteriores, em 2020/2021, os alunos do 2.º ciclo participaram na iniciativa "Miúdos a votos".

Numa primeira fase, candidataram os seus livros preferidos, preenchendo um formulário online.

Seguidamente, durante o período de confinamento, elaboraram apresentações multimédia, apelando ao voto no seu livro favorito.

No dia 27 de abril realizou-se o ato eleitoral, tendo a urna móvel sido levada às aulas de Português por elementos da Equipa das Bibliotecas Escolares. Na Escola Básica de Carregal do Sal o livro mais votado foi Gravity Falls - o diário perdido.

Na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, verificou-se um empate, sendo os seguintes os livros mais votados: Gravity Falls - o diário perdido, O Príncipe Nabo e Harry Potter e a câmara dos segredos.


Educação para os média

Sessões de sensibilização sobre a utilização segura da internet

Durante o decorrer da Semana SeguraNet 2018 e 2019, foram dinamizadas sessões de sensibilização com todas as turmas do 5.º ano (70 alunos), na biblioteca escolar.

A partir da leitura de "alertas" disponibilizados na página web "SeguraNet", realizou-se um debate sobre os comportamentos a evitar / a ter aquando da utilização da internet.

Seguidamente, visualizaram o filme da RTP Ensina "O seguro morreu de velho". A sessão terminou com um jogo didático, com questões relacionadas com o filme.

Educação para a paz


No âmbito da temática "Educação para a paz", em março de 2018, 17 alunos do 5.º ano criaram um poema (letra do Hino à Paz) , o qual foi enviado para o concurso "Histórias da Ajudaris 2019", tendo sido um dos textos selecionados pelo júri. No  ano letivo 2019/2020, o hino foi apresentado na Festa de Natal e na Festa de Lançamento do livro da Ajudaris, realizada na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

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